O bom mestre orienta seus discípulos em busca da própria sabedoria. Demonstra respeito às limitações da sua plateia, comunica de forma assertiva para o nível de compreensão dos seus interlocutores e, principalmente, acredita e confia na capacidade dos seus aprendizes.
O bom professor estimula seus alunos a descobrir novos conhecimentos. Demonstra respeito às limitações da sua plateia, comunica de forma assertiva para o nível de compreensão dos seus interlocutores e, principalmente, acredita e confia na capacidade dos seus aprendizes.
O bom líder mostra a direção e estimula novas conquistas e a criatividade. Demonstra respeito às limitações da sua plateia, comunica de forma assertiva para o nível de compreensão dos seus interlocutores e, principalmente, acredita e confia na capacidade dos seus aprendizes.
Os bons pais ensinam seus filhos como bons mestres, bons professores e bons líderes que devem ser.
Os bons pais demonstram respeito às limitações dos seus filhos, comunicam de forma assertiva para o nível de compreensão conforme a idade deles e, principalmente, acreditam e confiam na capacidade deles.
A liderança e a parceria entre pais e filhos acontece através do mútuo respeito, da presença amorosa e do empenho dos pais em comunicar de forma assertiva e clara o que é esperado do seus filhos.
Educar, com respeito e amor, leva tempo, dá trabalho, necessita de presença, coerência e constância por parte dos pais.
Quando uma criança AINDA não acerta, algo na comunicação dos pais não está sendo compreendido por ela. E são os pais que devem modificar a maneira de comunicar, para que seus filhos compreendam o que os pais esperam dela. O respeito é mútuo.
Os pais devem respeitar os filhos da MESMA forma que os filhos devem respeitar os pais. Mas são os pais que ensinam o que é respeitar, através do seu próprio comportamento com todas as pessoas e, principalmente e inclusive, com seus filhos.
Afinal de contas, nossos filhos são nossos "clientes" mais importantes, não é mesmo?
____
Leia também os posts:
- Nossos filhos são nossos "clientes" mais importantes
Comments