top of page

Nossos filhos são nossos “clientes” mais importantes.

Nossos filhos são nossos “clientes” mais importantes. Da mesma forma que falamos baixo, de forma educada e com respeito com qualquer pessoa adulta que nos contraria, assim também devemos nos comunicar com nossos filhos.


Mantendo nosso limite, respeitando as nossas e as suas dificuldades, e acolhendo a sua dor.

Quando crianças estimuladas a se empenhar, a fazer com cuidado e a usar da criatividade ainda não acertam e recebem, de forma amorosa, a mensagem de que "não é assim que se faz, se faz desta maneira", tendem a se empenhar mais, procurando o olhar amoroso dos pais.


Quando uma criança ainda não acerta ou não recebe a comunicação correta para sua idade, ou quando lhe foi solicitado algo que está acima de suas capacidades, ela mesma passa a acreditar que é incapaz e não se empenha. Talvez o empenho não tenha sido reconhecido e ela entendeu que "errar" dá mais "ibope".


Castigar significa punição, condenação ou correção através de sofrimento. Castiga-se quem fracassa, quem é incapaz de fazer o certo, quem errou e deve pagar por isso.


Nossos filhos são o que acreditamos que eles são, principalmente quando se trata de crianças de 0 a 7 anos. Quando os pais castigamos filhos, estão ensinando aos SEUS filhos que eles são indignos de respeito, amor e atenção. Que não são merecedores do empenho dos SEUS mestres. Que não valem o empenho. Que não valem a pena.



Castigar ensina. Ensina que é permitido fazer o outro sofrer. Ensina o que deve ser feito para se esquivar do sofrimento e isso inclui mentir, trapacear, ocultar, adulterar, atacar ou se submeter-dentre outras coisas de uma lista enorme. Ensina a ter medo de quem se deve confiar. Ensina que as pessoas não são dignas de confiança. Ensina oposição, eu contra você. Ensina a NÃO-parceria.


Que sejamos bons mestres para nossos filhos, respeitosos, amorosos e presentes. Que sejamos capazes de conseguir a cooperação dos nossos filhos através da parceria estabelecida por meio no nosso exemplo.


____


Leia também os posts:

Comments


bottom of page